A Polícia Federal cumpre, na manhã desta sexta-feira (3), 3 mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão para prender e identificar outras pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro, em Brasília. As medidas foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal e fazem parte da quarta fase da operação Lesa Pátria. Até 7h20, uma pessoa havia sido presa em Goiás.
Estão sendo cumpridos mandados em Rondônia, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso e DF. De acordo com a Polícia Federal, as investigações continuam em curso e a operação se torna permanente, com atualizações periódicas do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
Os atos investigados constituem os crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Os ataques depredaram obras de arte, documentos e equipamentos importantes dos Três Poderes e podem ser classificados como terrorismo, a depender da decisão da Justiça.