Mulheres podem sentir ondas de calor, tonturas, palpitações, suores noturnos, distúrbios do sono, depressão, irritabilidade, irregularidade menstrual e diminuição da libido nessa fase da vida.
Na vida da mulher, a transição entre o estágio reprodutivo e o não reprodutivo é denominada climatério. Nessa fase, as elas apresentam inúmeras necessidades de prevenção de doenças e de promoção de saúde.
A síndrome do climatério é um conjunto de sinais e sintomas decorrentes da interação entre fatores socioculturais, psicológicos e endócrinos que ocorrem na mulher que envelhece. O termo menopausa se refere à data do último episódio de sangramento menstrual apresentado pela mulher e sua definição é feita de maneira retrospectiva.
A diminuição da quantidade do hormônio estrogênio no organismo, chamada hipoestrogenismo, associada ao envelhecimento e à síndrome metabólica pode levar a uma diminuição da qualidade de vida e maior ocorrência de doenças cardiovasculares.
Nesta fase, algumas mulheres podem sentir alterações no organismo, que causam diversos sintomas, como ondas de calor, tonturas, palpitações, suores noturnos, distúrbios do sono, depressão, irritabilidade, irregularidade menstrual, diminuição da libido, entre outros.