As equipes que trabalham no resgate de pessoas afetadas pelas fortes chuvas ocorridas no litoral norte entre sábado (18) e domingo (19) mantêm seus trabalhos nesta segunda-feira (20). A expectativa é encontrar sobreviventes em bairros destruídos por deslizamentos, como a Vila Sahy, em São Sebastião.
Os últimos dados das prefeituras e da Defesa Civil Estadual mostram que ao menos 36 pessoas morreram. Estão desalojadas 228 pessoas e desabrigadas, 338. No município de São Sebastião, foram 35 mortes (31 na Barra do Sahy, 2 em Juquehy, 1 em Camburi, 1 em Boiçucanga). A outra vítima é uma menina que morreu ao ser atingida pelo deslizamento de pedras em Ubatuba.
Além dos bombeiros e da Defesa Civil, a área começou a receber o apoio de tropas do Exército, solicitadas pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que no domingo sobrevoou a região e decretou estado de calamidade pública nas cidades.
Além dos desmoronamentos, as cidades sofrem com a interdição de vias e estradas e começam a enfrentar problema de falta de água potável. Ao mesmo tempo, as celebrações de Carnaval foram canceladas em diversos municípios nesse que é um destino turístico bastante procurado nesta época do ano.
Um alento para quem está na região é a diminuição da chuva, no entanto. A Defesa Civil havia divulgado um alerta que compreendia o período entre sexta-feira (17) e domingo (19). A expectativa era que a passagem de uma frente fria pelo estado pudesse levar até 250 mm de chuva para as cidades do litoral norte. O volume foi ainda maior e superou os 600 mm em São Sebastião e em Bertioga — cidade da Baixada Santista. É mais chuva do que o esperado para todo o mês de fevereiro.
Dados do portal de meteorologia Climatempo também mostram uma redução da chuva na região a partir desta segunda-feira. A previsão é de 25 mm em São SebDados do portal de meteorologia Climatempo também mostram uma redução da chuva na região a partir desta segunda-feira. A previsão é de 25 mm em São Sebastião, por exemplo.
Segundo o Climatempo, as instabilidades começam a perder força. O volume de chuva diminui em relação ao do fim de semana, mas não para de chover completamente. O amanhecer ainda será com muita variação de nebulosidade na capital, no litoral e no interior, mas aos poucos o sol volta a aparecer e a chuva se concentra entre a tarde e a noite.
Na terça-feira (21) de Carnaval, a chuva perde ainda mais intensidade. Haverá mais períodos de sol e pancadas isoladas entre a tarde e a noite em todas as regiões paulistas, inclusive em parte do litoral.
Apesar da diminuição do volume de chuva, o potencial para novos transtornos continua pelo estado de São Paulo no decorrer desta próxima semana, uma vez que o solo encharcado gera risco de novos incidentes. A Defesa Civil recomenda que as pessoas que não estão no litoral norte no momento não se dirijam para a regiãApesar da diminuição do volume de chuva, o potencial para novos transtornos continua pelo estado de São Paulo no decorrer desta próxima semana, uma vez que o solo encharcado gera risco de novos incidentes. A Defesa Civil recomenda que as pessoas que não estão no litoral norte no momento não se dirijam para a região.
As ações para a desobstrução de rodovias atingidas pelas fortes chuvas no litoral norte continuam em andamento com os técnicos do Governo do Estado de São Paulo. Já foi desobstruída parte dos pontos de interdição da rodovia SP-055, a Rio-Santos.
Os seguintes trechos ainda têm interdição total ou parcial nas estradas, segundo balanço da Defesa Civil na noite de domingo: