Rondônia é o terceiro estado a implantar versão digital do documento de veículo

Rondônia | 01 de Novembro de 2018

Rondônia dá mais um salto no avanço tecnológico passando a ser o terceiro estado a implantar a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A inovação digital foi apresentada na manhã de quarta-feira, 31, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO), durante cerimônia realizada no auditório do Oscar Hotel Executive, com a presença do governador Daniel Pereira, do diretor da autarquia, Paulo Francisco de Moraes Mota, demais autoridades e servidores do Detran que este ano celebra seu 32º aniversário de criação.

 

A novidade está disponível juntamente com a CNH Digital, no APP Carteira Digital de Trânsito, aplicativo que reúne os dois documentos de porte obrigatório no trânsito. Rondônia é o terceiro a implantar o documento digital, bem como os estados do Ceará e Distrito Federal. Até o dia 31 de dezembro deste ano, a tecnologia deverá ser adotada pelos Detrans de todo o país, conforme determinação da Resolução no 720/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 


Assim como a CNH Digital, o CRLV traz todas as informações do documento impresso e um QR Code que pode ser lido para verificar se o CRLV é falso em uma abordagem de trânsito, por exemplo. Além disso, permite exportação em arquivo pdf, com assinatura digital, para ser utilizado em alguma necessidade que exija um documento autenticado. A cerimônia de lançamento faz parte da programação do ll Seminário “Nosso trânsito, Nossas Vidas”, que tem como objetivo discutir e debater a segurança viária e humanização do trânsito através da educação de trânsito em celebração ao 32º aniversário do órgão.

 

Como já acontece com o documento impresso, o CRLV digital será expedido somente após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres).

 

“Temos um dos melhores Detran do Brasil que tem desempenhado suas finalidades com responsabilidade e muito trabalho. A Autarquia completa 32 anos e parabenizamos com todo o avanço tecnológico que tem alcançado. O Detran, além de cumprir a sua função com relação ao trânsito, tem ajudado muito também na área de segurança pública. Estamos também introduzindo os equipamentos do mobile para Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, bem como para a Polícia Técnica com alguns recursos advindos do Detran”, destacou o governador.

 

O acesso ao CRLV Digital é possível adicionando o documento após o download aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível na App Store e Google Play.

 

Segundo o diretor geral do Detran, Paulo Francisco de Moraes Mota, “a versão eletrônica facilita a vida de condutores, que agora terão mais um meio de apresentar a documentação do veiculo de maneira fácil e rápida. Essas inovações fazem parte do plano de garantir mais comodidade aos usuários do órgão através de recursos tecnológicos”, afirma.

Popularmente conhecido como apenas “licenciamento”, o CRLV é um documento de trânsito obrigatório que dá ao condutor o direito de trafegar com seu veículo. O documento também é necessário para realizar a transferência do veículo. A versão eletrônica do documento terá a mesma validade jurídica de seu antecessor, com a facilidade e segurança de ser acessado através de um smartphone.

Quem já possui instalado o aplicativo CNH Digital não precisa realizar o download da Carteira Digital de Trânsito. O aplicativo será atualizado de forma automática para a CDT desde que a opção de atualização automática para APPs esteja acionada no dispositivo móvel

 

Como obter

 

Quem já possui a CNH Digital basta atualizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo. Depois, o usuário deverá adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veiculo – CRV (antigo DUT).

 

Os que ainda não possuem a CNH Digital devem realizar o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, já disponível na APP Store e Google Play, e efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo. Depois, é só adicionar o CRLV Digital e informar os mesmos dados mencionados anteriormente.

• Fonte: SECOM


Acidente fatal - Máquina tomba e operador infelizmente não sobrevive

Facebook

©Copyright 2018 - Todos direitos reservados a Rondônia Geral

O site não se responsabiliza por conceitos emitidos nos artigos e nas colunas assinadas e também pelo conteúdo dos anúcios de terceiros.