Entenda o que é Febre Amarela

Guia | 12 de Julho de 2018

Imagem ilustrativa :maraba.pa.gov.br

Imagem ilustrativa :maraba.pa.gov.br

A febre amarela é uma doença infecciosa grave que pode ser transmitida pela picada de dois tipos de mosquitos, o Aedes Aegypti ou o Haemagocus Sabethes. Essa doença causa sintomas como dor abdominal, dor de cabeça e febre e deve ser tratada de forma a aliviar os sintomas.

Indicamos aqui as 10 dúvidas mais comuns em relação a esta doença:

Entenda o que é Febre Amarela

 

1. Quando tomar a vacina?

A vacina contra a febre amarela está indicada para todas as pessoas que vivem em áreas de risco, como a região norte do Brasil e alguns países em África, mas também deve ser tomada por pessoas que pretendam viajar para esses locais, que trabalham com turismo rural ou que precisam entrar na floresta destas regiões e que nunca tenham sido vacinadas.

A vacina pode ser tomada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença, como o Brasil e a África, podendo ser aplicada a partir dos 9 meses de vida. A vacina é contraindicada a gestantes, imunodeprimidos, que são os indivíduos com o sistema imune debilitado, e pessoas alérgicas à gema de ovo. Mais informações em: Vacina contra febre amarela.

Em 2018, foi ainda liberada a vacina fraccionada, que contém 1/10 da dose da vacina completa e que protege durante 8 anos. Esta medida é implementada quando existe uma epidemia da doença para permitir que um maior número de pessoas sejam vacinadas.

2. Que reações podem ocorrer à vacina da febre amarela?

As reações à vacina são raras, mas podem surgir efeitos colaterais como erupção na pele, dor muscular, convulsão, dor de cabeça, febre e mal-estar geral. O local da injeção geralmente fica dolorido, mas colocar uma pedrinha de gelo no local, fazendo uma suave massagem ajuda a aliviar este desconforto.

3. Quais os sintomas e quando eles surgem?

Os sintomas da febre amarela incluem febre, dor de cabeça, calafrios, enjôo, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados e pode haver sangramento nas gengivas e nariz, fezes escuras e urina com sangue. Estes sintomas surgem entre 3 e 7 dias depois de ser picado pelo mosquito. Saiba mais em Sintomas de febre amarela.

Nos casos mais graves podem aparecer sintomas como problemas cardíacos, doenças dos rins e do fígado e hemorragias. Nas formas graves, se a pessoa não receber assistência médica, pode morrer, devendo por isso ficar no hospital para receber tratamento.

Entenda o que é Febre Amarela
Entenda o que é Febre Amarela

4. Qual a relação da febre amarela com os macacos?

Os macacos do tipo Gibão, que são muito comuns no Brasil, são frequentemente afetados pelo vírus da febre amarela. Assim, quando o vírus se encontra circulando no seu sangue e ele é picado pelo mosquito Haemagogus Sabethes, este fica infectado e transmite a doença ao picar o ser humano. 

5. A febre amarela passa de uma pessoa para outra?

A transmissão da febre amarela não é feita de indivíduo para indivíduo, pois ela só é transmitida por mosquitos contaminados. 

6. Por que a pele fica amarelada?

A pele fica amarelada porque o vírus afeta o fígado impedindo que se formem fatores de coagulação sanguínea e aumenta a quantidade de bilirrubina no sangue. Como esta bilirrubina é amarela, seu acúmulo na pele e nos olhos faz com que estes fiquem amarelados.

Entenda o que é Febre Amarela

 

7. Qual a diferença entre a dengue e a febre amarela?

A dengue e a febre amarela são provocadas por vírus diferentes e, por isso, a dengue só é transmitida pelo Aedes Aegypti, enquanto a febre amarela pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes Aegypti ou Haemagogus Sabethes.

Além disso, os primeiros sintomas de febre amarela geralmente são febre, vômitos e dor nas costas, já os primeiros sinais de dengue incluem dor articular, manchas vermelhas na pele, diarreia e cansaço generalizado. As duas doenças podem ser evitadas através da vacinação e de medidas de proteção, como uso de repelentes.

8. Como é feito o tratamento?

O tratamento para febre amarela consiste apenas em aliviar os sintomas que a doença provoca através de medicamentos analgésicos e antipiréticos que não contenham ácido acetilsalicílico, que poderia levar à morte do paciente, e requer internamento hospitalar para evitar que a doença evolua para casos mais graves.

9. Qual a diferença entre febre amarela silvestre e urbana?

Existem dois tipos de febre amarela:

  • Febre amarela silvestre: É transmitida pela picada do mosquito Haemagogus Sabethes, que pica o macaco Gibão, que frequentemente possui o vírus circulante no sangue, e depois pica o homem;
  • Febre amarela urbana: É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, mas não há casos registrados no Brasil desde 1940.

Isso indica que há mais de 70 anos não há casos de febre amarela urbana no país, e todos os casos registrados são de febre amarela do tipo silvestre.

10. Quando a vacina da febre amarela pode falhar?

Apesar de ser raro, a vacina contra a febre a amarela pode falhar e isso pode acontecer por reação ou porque a vacina não funcionou. 

A reação acontece quando a vacina ativa o sistema imunológico com um vírus enfraquecido, ou seja, faz com que a pessoa desenvolva um quadro semelhante ao da doença. Por causa dessa possibilidade de reação à vacina, não é indicado pessoas acima dos 60 anos ou com doenças que comprometam o sistema imune tomá-la sem recomendação médica. 

Outro caso que caracteriza a falha da vacina é quando a vacina não ativa o sistema imunológico, podendo ser por causa da imunidade da pessoa que estava muito baixa no momento da vacina, por causa de uma infecção pré-existente com o mesmo vírus presente na vacina ou porque a vacina foi tomada quando havia uma infecção a se desenvolver na pessoa (período de incubação). 

Autor: Dr. Arthur Frazão


Mulher de moto tem cabeça esmagada por caminhão

Facebook

©Copyright 2018 - Todos direitos reservados a Rondônia Geral

O site não se responsabiliza por conceitos emitidos nos artigos e nas colunas assinadas e também pelo conteúdo dos anúcios de terceiros.