Mais de onze mil eleitores tiveram títulos eleitorais cancelados em Cacoal, RO

Cidades | 16 de Maio de 2018

Com o encerramento do cadastro na Justiça Eleitoral não é possível que os eleitores façam nenhum tipo de alteração no título, incluindo a revisão biométrica. Com isso, 11,2 mil eleitores tiveram os títulos eleitorais cancelados em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho.

 

De acordo com a chefe de cartório Cariny Cielo, essas pessoas estão impedidas de votar nas eleições deste ano e só poderão regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral, uma semana após o 2º turno das eleições, caso haja.

 

“Nós não sabemos informar quantos títulos desse total de 11 mil foram cancelados por não terem feito a revisão biométrica, pois em alguns casos envolvem outras situações, mas a maioria foi por não terem comparecido para o cadastro da biometria”, garantiu Cielo.

 

Apesar do alto número de títulos cancelados, estão aptos para votar em Cacoal 60.527 eleitores. Os demais terão que esperar a reabertura do cadastro, para só então procurar o cartório eleitoral para regularizar a situação.

 

“Às pessoas que precisarem de alguma certidão nesse período de fechamento, que segue até novembro de 2018, o sistema da Justiça Eleitoral fornece uma certidão informando que o cadastro está fechado, então dependendo a finalidade, essa certidão pode ser útil”, alertou a chefe de cartório.

 

A segunda via do título eleitoral pode ser solicitado até 10 dias antes das eleições, porém, as pessoas podem optar por baixar o aplicativo no aparelho celular e passar a ter o título digital.

 

“Basta baixar o aplicativo e-Título no celular, que no dia da eleição servirá como documento de identidade e título de eleitor. Nesse aplicativo aparece todas as informações necessárias, como colégio de votação, sessão e foto”, explicou Cariny.

 

Alterações em locais de votação

 

Esse ano o fórum eleitoral de Cacoal realizou algumas alterações nos locais de votação. A sessão eleitoral que ficava na Associação dos Trabalhadores Rurais, localizada na Linha 13, foi fechada, isso porque a associação já não existe. Esses eleitores foram transferidos para a Comunidade Santo Antônio, na Linha 11.

 

As sessões eleitorais que funcionam na Paróquia Sagrada Família e Escola Municipal José de Almeida e Silva, também foram extintas, sendo que os eleitores foram transferidos para votarem na Faculdade Fanorte.

 

O Fórum Eleitoral de Cacoal fica localizado na Rua Anísio Serrão, Centro.

Autor: Magda Oliveira, G1 Cacoal e Zona da Mata


Rondônia Geral - Greve dos caminheiros em Rondônia

Facebook

©Copyright 2018 - Todos direitos reservados a Rondônia Geral

O site não se responsabiliza por conceitos emitidos nos artigos e nas colunas assinadas e também pelo conteúdo dos anúcios de terceiros.