Banco Central diminui tempo para compensação de cheque de até R$ 300

Cidades | 28 de Novembro de 2017

O Banco Central publicou nesta segunda-feira uma medida que altera o prazo de compensação para cheques com valor inferior a 300 reais. O valor ficará disponível no dia seguinte ao do depósito, frente ao prazo de dois dias que é praticado atualmente. A norma entra em vigor hoje, e as instituições financeiras deverão implantar as mudanças em até 180 dias.

Segundo o BC, a redução do prazo acontece em razão do avanço da tecnologia e do menor número de cheques emitidos. O número de documentos do tipo processados mensalmente caiu de 170 milhões em março de 2005 para 42 milhões em outubro 2017. Por dia, cerca de 3,42 bilhões de reais são movimentados com essa forma de pagamento, segundo dados do Banco Central.

Com a alteração, não haverá mais diferença de prazos em relação aos cheques de maior valor, que já são atualmente compensados no dia útil seguinte ao depósito. Segundo o BC, a alteração “permitirá ganho de eficiência e redução de custos, operacionais e financeiros, para todo o sistema”, disse a instituição em comunicado.

• Fonte: Veja


Vídeos

Você gostaria de ter uma RENDA EXTRA de R$ 4.700,00

Facebook

©Copyright 2015 - Todos direitos reservados a Bastidores da Política

O site não se responsabiliza por conceitos emitidos nos artigos e nas colunas assinadas e também pelo conteúdo dos anúcios de terceiros.